Cara a Cara sobre Sexo Seguro

Praticar sexo seguro protege você contra o HIV e reduz o risco de contrair outra doença sexualmente transmissível (DST). Juntamos aqui algumas informações sobre riscos e dicas de como proteger-se dentro das formas mais comuns de sexo.


Sexo Oral
Também conhecido como boquete no Brasil ou broche em Portugal. Estimular o pênis com a boca ou com a língua é considerado de baixo risco, desde que não envolva sangue. O importante é não deixar o esperma entrar na boca, nas membranas da mucosa, nos olhos ou em qualquer fissura. Se o esperma entrar em contato com a sua boca, não engula-o, cuspa-o de volta imediatamente e enxagüe a boca, de preferência com álcool. Se entrar esperma nos olhos, lave-os imediatamente com água corrente. Para ter certeza, use uma camisinha para fazer sexo oral. Ela previne contra a contração de gonorréia bocal.


Penetração com os Dedos
Penetrar os dedos no ânus é visto como sendo baixo risco, mesmo se a pele tiver fissuras (mas confira antes se suas unhas estão bem aparadas).


Sexo Anal
O risco de contrair HIV ou outra doença sexualmente transmissível é particularmente grande. O ânus é bem suprido de sangue e as membranas de sua mucosa podem facilmente romper-se.
O parceiro "ativo", aquele que introduz o pênis no ânus, também pode infectar-se, porque a sensível glande (ou a "chapeleta", como alguns chamam) e a uretra (canal por onde passa a urina) também entram em contato com o vírus.
Usar camisinha com lubrificante à base d'água garante proteção suficiente para o sexo anal.

Fisting
Quer seja anal ou vaginal, praticar "fisting" (prática sexual que envolve a inserção do antebraço no ânus) envolve pouco risco, desde que não haja contato de sangue com sangue ou do sangue com a membrana da mucosa. Luvas de borracha protegem bem mas confira antes se suas unhas estão bem aparadas! Manter relações sexuais anais ou vaginais após a prática de fisting é altamente arriscado caso você use um lubrificante oleoso. Isto porque a oleosidade danifica a camisinha e anula sua função que é a de proteger.


S/M (Sadomaso)
Rituais envolvendo sadomaso(quismo) não oferecem risco quanto ao HIV, desde que não hajam fissuras na pele onde possa entrar sangue ou esperma ou desde que o sangue ou o esperma não entrem em contato com os olhos, as membranas da mucosa ou a boca. Brinquedinhos para praticar sadomaso também são seguros, contanto que não envolvam sangue. Se seus brinquedos forem usados por outras pessoas ou em outras pessoas, dê uma boa limpada com água e sabão antes do próximo ritual.


Brinquedinhos Sexuais
Dildos, vibradores e outros brinquedinhos sexuais são seguros em relação ao HIV, desde que sejam usados apenas pela mesma pessoa, na mesma pessoa. Se tiverem de ser usados por outras pessoas, em outras pessoas, coloque uma camisinha neles ou lave-os bem com água e sabão.


Outras Formas de Sexo
Outras formas de sexo envolvendo urina ("chuva dourada" ou ato de urinar ou receber urina no corpo do parceiro) e fezes (escatologia ou "scat", em inglês) ou lamber o ânus (cunnilinguus) estão isentos de risco de contrair HIV (a não ser que haja sangue envolvido). Mesmo assim, você ainda pode infectar-se com outras DST's como a hepatite. Você pode vacinar-se contra a hepatite A e B.
"Deep kissing" ou intensa troca de salvia, ou contatos sexuais orais (sem troca de fluidos sexuais), masturbação e massagem mútuas, esfregar-se no parceiro e outras práticas similares não acarretam quaisquer riscos de contaminação pelo HIV, desde que o sangue ou o esperma não entre em contato com a boca, os olhos, as membranas da mucosa ou quaisquer fissuras.


Bissexuais: Sexo com Mulher
Neste assunto a mesma regra se aplica: usar camisinha durante sexo anal ou vaginal oferece a proteção mais garantida. Lamber as genitálias da mulher não é visto como um alto risco, exceto durante o período da menstruação (mas se você quer estar 100% garantido, coloque uma camisinha recortada ou uma pedaço de pacote de alimentos, entre sua boca e a vagina). Penetrar os dedos na vagina tem baixo risco, mas durante o período da menstruação deve-se usar proteção nos dedos, camisinha ou luvas de borracha.